Home » Cases » Parceria entre empresas e universidades federais cria revolução tecnológica no país

Parceria entre empresas e universidades federais cria revolução tecnológica no país

Parceria entre empresas e universidades federais cria revolução tecnológica no país
Empresas de tecnologia em parceria com universidades federais e pesquisadores estão construindo uma verdadeira revolução tecnológica no Brasil. São soluções colaborativas nas áreas de inteligência artificial, conectividade, dados na nuvem, Big Data, Internet das Coisas, que já estão presentes no nosso dia a dia, trazendo mais efetividade, inclusive, para importantes programas sociais do governo e gerando impacto real na vida de milhões de brasileiros todos os dias.

É o caso, por exemplo, do convênio entre a empresa paraibana Pacto Mais, com a Universidade Federal de Campina Grande, com parte dos recursos provenientes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e que conta ainda com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, responsável pela administração dos recursos.

O projeto desenvolvido neste convênio resultou no produto “Sua Receita Digital”, software utilizado atualmente por cerca de 5 mil farmácias no país credenciadas ao programa governamental Farmácia Popular. Grandes redes nacionais como o Grupo DPSP (Drogarias São Paulo e Drogarias Pacheco) já trabalham com o sistema.

O Farmácia Popular exige que as drogarias credenciadas arquivem digitalmente o cupom fiscal assinado pelo comprador associado às cópias do documento pessoal com foto, do CPF e da receita válida assinada e carimbada por médicos. Os arquivos ficam disponíveis para auditoria do Governo Federal.

Para efetivar a venda é necessário digitalizar os documentos um a um e verificar a assinatura com o documento original. O “Sua Receita Digital” faz tudo isso automaticamente em poucos segundos, analisando e segmentando a documentação, classificando os documentos e extraindo as informações necessárias para conversão da imagem em texto. Além de garantir a segurança do processo, o software ainda agiliza o atendimento no ponto de venda.
“As expertises e ferramentas de inteligência artificial e visão computacional já existiam dentro da universidade. E a partir da demanda da empresa, realizamos um trabalho de pesquisa para construir com eles uma solução customizada”, explica Herman Martin Gomes, professor PhD Associado do Laboratório de Inteligência Artificial da UFCG.

Estão envolvidos na pesquisa cerca de 10 pessoas da UFCG, sendo três professores, além de alunos de mestrado e graduação. O pesquisador reforça o caráter pedagógico da parceria. “É benéfico para o aluno ver o que ele estuda na sala de aula ser aplicado numa solução que atende o mercado”.
O empresário José de Castro Neto, diretor da Pacto Mais, entende que esses convênios estimulam o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas brasileiras tanto no mercado interno, quanto no internacional. Ao final do convênio, a Pacto Mais deve absorver toda a equipe de pesquisa para sua filial em Campina Grande.

“Somos uma empresa pequena e não teríamos como enfrentar esse desafio sozinhos. A parceria nos proporcionou acesso a pesquisadores e doutores, com uma tecnologia saída diretamente da teoria para o nosso negócio. Se fossemos fazer sozinhos, o tempo e o custo de desenvolvimento seriam bem maiores”, completa Castro Neto.

Egresso da Universidade Federal de Campina Grande, Castro Neto entende que parcerias como essa estimulam o desenvolvimento regional e impulsionam o setor tecnológico do Nordeste. Além disso, reforçam o círculo virtuoso da economia: recursos públicos que financiam pesquisa desenvolvida por empresas locais junto com universidades públicas, resultando numa solução que atende as demandas do governo e que traz benefícios diretos para a população.

Novos Negócios – A tecnologia desenvolvida vai permitir à Pacto Mais entrar em outros segmentos e expandir seus negócios. Hoje a empresa pode atender toda e qualquer demanda de extração de grande volume de informações de documentos, como prontuários médicos, por exemplo, que precisam ser analisados e auditados.

 

Sobre a Pacto Mais

A Pacto Mais é uma empresa de soluções tecnológicas e de comunicação, com projetos os segmentos farmacêutico e de saúde. Com mais de 15 mil clientes no país, tem entre seus principais produtos o ‘Sua Receita Digital’, serviço de digitalização para documentos de vendas do programa Farmácia Popular; o ‘Lembre do Remédio’, aplicativo de lembretes para horário de medicamentos; além de produtos de sinalização para farmácias e a loja virtual – Clube Multifar.