Home » Cases » Tratamento ajuda a controlar sintomas da Doença de Parkinson

Tratamento ajuda a controlar sintomas da Doença de Parkinson

Tremores, lentidão nos movimentos e rigidez muscular são alguns dos sintomas mais comuns da Doença de Parkinson, que é causada por uma degeneração no cérebro. Como forma de alertar e conscientizar a população sobre o problema, nesta quarta (4) é comemorado o Dia Nacional do Parkinsoniano.

O neurocirurgião Denner Zandonadi, do Hapvida, explica que, no caso da doença, a degeneração ocorre na área do cérebro conhecida como substância negra, que produz a dopamina. “Ela age em um circuito neuronal responsável pelo automatismo dos movimentos. Quando a área é afetada, leva a uma série de sinais e sintomas motores, como bradicinesia (diminuição dos movimentos), tremor em repouso, rigidez dos movimentos e instabilidade postural, entre outras”, afirma.

O especialista ressalta também que entre os sintomas não motores relacionados à doença destacam-se a depressão, psicose, constipação intestinal, seborreia e até demência. Além disso, o problema é mais comum em pessoas acima dos 50 anos, porém fatores genéticos podem influenciar o aparecimento precoce em jovens adultos.

Por ser uma doença sem cura e progressiva, o tratamento cirúrgico ou com medicamentos age diretamente no controle dos sintomas. “Reabilitação motora, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista e cuidados de enfermagem ajudam na melhoria da qualidade de vida e conforto dos pacientes”, esclarece Denner Zandonadi.