Home » Cases » FEIRA DA CIDADANIA: MINHA CIDADE MELHOR

FEIRA DA CIDADANIA: MINHA CIDADE MELHOR

cna-ruy-carneiro-fachada-site

Para romper as fronteiras das salas de aula o CNA Ruy Carneiro promove a Feira da Cidadania: Minha Cidade Melhor. A ideia é gerar debates e discussões durante as aulas de idiomas para estimular os alunos, de todas as idades, a pesquisarem e pensarem sobre João Pessoa e seus problemas e apresentarem soluções, que, ao final do semestre, serão compiladas e entregues ao prefeito reeleito.

As apresentações das propostas acontecerão no dia 10 de dezembro, às 18h, na sede da escola, numa feira onde haverá exposição da produção dos alunos por meio de cartazes, maquetes, vídeos e músicas, entre diversas outras atividades. Ao final do evento, será realizado um debate entre representantes das equipes participantes, onde cada time poderá esclarecer como suas propostas se diferenciam das demais. Os visitantes votarão no melhor projeto. Além disso, serão vendidos produtos para o público para arrecadar dinheiro para ser doado a uma ONG, escolhida pelos alunos.

As propostas devem abordar os temas sustentabilidade, mobilidade, economia, cultura e lazer, saúde e educação. Todas as atividades serão desenvolvidas e apresentadas em inglês ou espanhol.

Para Gustavo Sousa, diretor do CNA Ruy Carneiro, esse tipo de evento é fundamental para ir além do ensino dos idiomas por si só. “Num momento em que o país debate projetos como o ‘Escola sem Partido’ o e ‘Escola sem Mordaça’, nosso objetivo é mostrar que é possível, sim, incluir a discussão política não-partidária na sala de aula e mais ainda, reproduzindo como deveria ser o processo político, no qual grupos de pessoas pensam juntas nas melhores soluções para os problemas de uma comunidade e as apresentam para que a mesma comunidade opte pelo melhor conjunto de soluções. Dessa forma estamos apenas cumprindo nossa missão, de usar o inglês e o espanhol como um meio para formação de melhores pessoas”, ressalta.