Home » Cases » Mercado de alto padrão vive momento positivo na Paraíba

Mercado de alto padrão vive momento positivo na Paraíba

Foto Alliance

Entre 2005 e 2012, os paraibanos movimentaram R$ 1,5 bilhões no mercado imobiliário, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP). O aumento do poder de compra dos consumidores é um dos fatores que impulsiona esse crescimento. Com compradores cada vez mais exigentes, o mercado de alto padrão na Paraíba ganha força e apresenta empreendimentos destinados para um público que busca imóveis com localização privilegiada, conforto e qualidade em todos os detalhes.

Focando justamente no mercado de alto padrão, a Alliance Empreendimentos é responsável por 18 obras com este perfil na Paraíba, entre imóveis entregues e em construção. Localizados em áreas nobres da cidade, esses empreendimentos possuem projetos diferenciados, assinados por profissionais nacionalmente renomados, áreas de lazer com características de resort e espaços comuns equipados, decorados e climatizados, e oferecem ainda serviços exclusivos, como a gestão de condomínios e concierge, que garantem a conveniência e conforto dos moradores, além da valorização da obra.

Até maio de 2015, a empresa, que aparece mais uma vez no rol das maiores construtoras do país (Ranking ITC – Os maiores da Construção), estando entre as 50 maiores, realizará a entrega de mais quatro residenciais em áreas nobres da cidade: Grandmare Club Residence, Luxor Oceano Atlântico, Mansões Heron Marinho e Paraíso do Atlântico.

Marca nasceu consolidada

Com foco no público da classe A e B, a marca Alliance, admirada pelos clientes e público em geral, surgiu, oficialmente, em 2007. Entretanto, a sua história começa em 2005, quando os sócios Evandro Palhano, Heronaldo Marinho, Heronaldo Segundo, Stelo Queiroga e Weberton Barreto uniram-se para lançar a Natal Construções. Em comum, eles tinham o fato de serem construtores com empresas consagradas no mercado, com mais de 20 anos de história no segmento, fato que automaticamente agregou experiência, know-how e valor à nova marca.

A Alliance é a única incorporadora profissionalizada da Paraíba, na qual a gestão se faz sob os princípios da governança corporativa. Os sócios participam da gestão estratégica através de um conselho administrativo composto por eles, pela diretoria executiva e, em alguns momentos, por consultores especializados. As diretorias e gerências, a partir daí, tem papel fundamental em colocar em prática os objetivos definidos para a empresa.

O modelo de governança corporativa seguido pela Alliance faz com que as práticas da empresa sejam estabelecidas com base em uma série de processos. “Podemos dizer que a organização como um todo fala a mesma língua. Temos um discurso alinhado do atendimento ao cliente até a diretoria”, revela Raul Lins, diretor executivo da Alliance.

A Alliance é pioneira em muitas inovações no mercado local, sejam elas de produtos ou processos, como os condomínios clubes, a entrega destes espaços equipados e decorados, a criação de uma empresa de gestão de propriedades, entre outras. Além destas, a construtora também trouxe para o mercado inovações técnicas importantes que elevaram o padrão técnico construtivo na Paraíba. Alguns exemplos são a utilização do sistema Lean Construction (Toyotismo) na gestão de processos e o uso da prova de carga na fase da fundação – para a avaliação da resistência das construções, a utilização de alvenaria racionalizada nos ambientes dos apartamentos, que resulta em diminuição de resíduos nos canteiros e otimização dos recursos. E ainda na linha do pioneirismo, a Alliance tem grandes planos para o futuro.

Investimento em profissionais

O rápido crescimento da empresa na Paraíba e o desenvolvimento do setor de construção civil aumentaram a necessidade de um número maior de mão de obra especializada. Para suprir essa demanda, a empresa buscou o Senai, que entrou em cena como parceiro da construção civil e ajudou a formar novos profissionais, como pedreiros e carpinteiros.

Preocupada com a valorização e qualidade de vida de seus colaboradores, a Alliance também promove projetos de alfabetização e capacitação em canteiros de obras e investe fortemente em segurança do trabalho e, por conta disso, ganhou reconhecimento do Ministério do Trabalho.

Atentos à importância da formação de profissionais de alto nível, a Alliance treina seus engenheiros para que tenham uma visão completa dos projetos, desde o orçamento até a execução. Essas expertises formam profissionais diferenciados e requisitados no mercado paraibano, ainda carente de gestores de projeto.

“Em 2008, no boom da construção, nós tínhamos uma evasão de mão de obra no mercado porque muitas construtoras de outros estados convidavam nossos profissionais para irem para fora. Em parceria com o Senai, formamos novos trabalhadores e auxiliamos a suprir esta demanda. Hoje, o crescimento está estabilizado, e a empresa continua com os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas para manter por perto os bons profissionais”, explica Raul Lins.

​Gestão de condomínio profissionalizada

Cada vez mais, as pessoas buscam condomínios que ofereçam conforto e lazer, e os residenciais clube são empreendimentos que unem essas características. Pela dimensão e abrangência de atividades oferecidas, a administração torna-se mais complexa e, por isso, uma empresa especializada garante uma gestão muito mais assertiva e profissionalizada do que a de um síndico convencional.

Responsável pela implantação dos primeiros residenciais clube em João Pessoa, a Alliance trouxe uma nova proposta de administração desses espaços. Essa é a ideia da Premier, empresa que desempenha o papel de gestora de condomínio após a entrega do empreendimento. Durante este período, cabe à empresa pensar na rotina de operações do prédio, contratação de funcionários e seleção de fornecedores. Como, além da ampla área de lazer, esses residenciais são entregues com as áreas comuns equipadas, decoradas e com paisagismo totalmente pronto, a gestão apropriada é fundamental para a preservação e valorização do condomínio.

“As gestoras de condomínio vão além do papel de síndico ou das administradoras convencionais, que têm como função, basicamente, a emissão de boletos de taxas condominiais e balancetes. A Premier oferece um leque de serviços essenciais para o bom funcionamento das rotinas do condomínio”, explica Saulo Piquet, diretor da Premier.

A empresa garante o funcionamento ideal da dinâmica do prédio com a manutenção adequada do condomínio, estabelece regras de uso para os espaços e controle de entrada de funcionários no prédio. Com isso, promove não apenas uma rotina condominial eficiente, mas uma convivência mais harmoniosa entre os moradores.