Home » Cases » Paraíba tem empresa de Gestão de Propriedades, pioneira na região

Paraíba tem empresa de Gestão de Propriedades, pioneira na região

alliance site

A administração de condomínios está cada vez mais sendo entregue à empresas especializadas. Com o objetivo de garantir uma gestão mais eficaz e precisa, hoje, a antiga figura do síndico cede cada vez mais espaço para empresas especializadas na coordenação e execução das operações dos condomínios.  Popular em grandes empreendimentos dos Estados Unidos,  há algum tempo este modelo já é visto no eixo Rio – São Paulo e começa a crescer em outros estados. Há dois anos no mercado, a Premier, empresa do grupo Alliance Empreendimentos, é uma das pioneiras no Nordeste a oferecer o serviço. Um dos objetivos da Premier (e o primeiro) é facilitar a vida dos moradores do condomínio,  proporcionando praticidade e comodidade.

As Gestoras de Propriedades ou facilities management vão além do papel de síndico, que passa a ser representado por uma pessoa jurídica com ampla experiência em grandes condomínios. Diferente das administradoras convencionais, que tem como função basicamente a emissão de boletos de taxas condominiais e balancetes, as facilities oferecem um leque maior de serviços essenciais para o bom funcionamento das rotinas do condomínio e, consequentemente para uma boa experiência de moradia.

Valorização

Cada vez mais as pessoas buscam condomínios que ofereçam conforto e lazer. E os residenciais clubs são empreendimentos que unem essas características. Pela dimensão e abrangência de atividades oferecidas, a administração torna-se mais complexa e, por isso, uma empresa especializada garante uma gestão muito mais assertiva e profissionalizada.

A proposta da Premier é desempenhar esse papel nos dois primeiros anos do empreendimento. Durante este período, cabe a ela pensar na rotina de operações do prédio, contratação de funcionários e seleção de fornecedores.  Como, além da ampla área de lazer, esses residenciais são entregues com as áreas comuns equipadas e decoradas e paisagismo, a gestão apropriada é fundamental para a preservação do condomínio. A empresa garante o funcionamento ideal da dinâmica do prédio. Ao fazer a sua mudança, por exemplo, o novo morador deve agendar um horário junto a Premier, que irá bloquear um dos elevadores para a operação e irá realizar todo o monitoramento. O controle de ações como esta garante que a rotina do prédio e de outros condôminos não seja afetada. O mesmo acontece com as reformas, que possuem procedimentos determinados para realização. E outros benefícios são alcançados, como a conservação das instalações e a conseqüente valorização do patrimônio.

As atividades da Premier começam a ser realizadas antes da entrega dos apartamentos. Já na primeira reunião – Assembleia Geral de Instalação, os moradores recebem um regimento interno, personalizado. Em condomínios tradicionais este regimento pode levar meses para ser criado e implantado.  O documento contém as normas e procedimentos de operação e dá início a vida do condomínio e, por ser dinâmica a experiência de moradia, ele pode ser modificado no futuro, de acordo com necessidades. “Assim que o condomínio é entregue, se um proprietário desejar realizar um evento, por exemplo, o salão de festas já está disponível, assim como as regras de utilização”, afirma Saulo Piquet, diretor do Grupo Alliance.

Ao garantir a manutenção adequada do condomínio, estabelecer as regras de uso dos espaços, controle de entrada de funcionários no prédio, a empresa gestora de facilidades promove não apenas uma rotina condominial eficiente, mas uma convivência mais harmoniosa entre os moradores.

Transição cultural

Dentro do período de até dois anos, a Premier viabiliza a formação da Cultura do condomínio, na qual  as práticas cotidianas são estabelecidas e operacionalizadas.  No término de sua gestão, os processos são repassados para a nova empresa.  “ A proposta da Premier  é permanecer enquanto as rotinas e procedimentos estejam definidos e alinhados.  O que pode ser feito em seis meses ou dois anos, a definição é dada pelos moradores”, conclui Saulo.

A Premier, em João pessoa, PB, trabalha com os condomínios da marca Alliance Empreendimentos.